Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Praga


Certamente muitas pessoas não vejam nada de especial nessa fotografia. Apenas uma cena comum de uma cidade antiga com alguns traços de modernidade. Para mim é bem mais do que isso, embora confesse que, quando estava a fotografar, a tal fotografia ou o que as pessoas poderiam achar dela era o que menos me importava. A cidade, Praga, República Tcheca, e lá eu estava em novembro de 2017, onde há quase cinco décadas, mais precisamente no ano de 1968, o grande fotógrafo tcheco Josef Koudelka fez uma das coberturas mais importantes da história do fotojornalismo, registrando os conflitos decorrentes da ocupação da cidade pelos militares da União Soviética, num período de sete dias que ficou conhecido como "Primavera de Praga". Com esse trabalho ele se tornou conhecido internacionalmente e ganhou o prêmio Robert Capa Gold Medal Award, um dos mais importantes do mundo. Uma de suas fotografias mais famosas que está entre as minhas favoritas de todos os tempos, a do relógio de pulso marcando a hora exata da invasão, foi feita aproximadamente desse ponto, da janela de um prédio na Praça Venceslau, onde atualmente funciona uma loja de departamentos. Portanto, eu queria apenas ter o prazer de poder estar ali, ver de perto, imaginar e sentir tudo isso, além de também aprender com tudo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário