Pesquisar este blog

sábado, 13 de junho de 2020

CRACÓVIA, POLÔNIA (PARTE 1) 🇵🇱🇵🇱🇵🇱


Uma cidade parada no tempo.



Muro com grafite no antigo bairro judeu de Kazimierz, em Cracóvia.


A cidade de Cracóvia, polo turístico e cultural da Polônia, parece ter parado no tempo, carregando uma aparência um tanto sombria e fria, legado de sua história no período da Segunda Guerra Mundial, o que também se pode perceber em Varsóvia, a capital do país. Prédios antigos, ruínas, ruas vazias e bairros com aspecto de abandono são bastante comuns na cidade. Além disso as pessoas parecem carregar em si esse “peso” e frieza no semblante e no olhar. Há algum tempo eu já possuía interesse por aquele período da história, especialmente pelo que envolvia Cracóvia. E essa atração, bastante influenciada por grandes obras do cinema, como “O Pianista”, do polonês Roman Polanski e o clássico “A Lista de Schindler”, de Steven Spielberg, além de livros marcantes como “Depois de Auschwitz”, biografia de Eva Schloss, foi o que me levou a visitar a Polônia, em novembro de 2017, em continuação a um roteiro de viagem que eu havia iniciado um ano antes na Alemanha. Na verdade a minha passagem pela Polônia foi curta, pouco mais de uma semana, mas suficiente para enxergar, captar e entender um pouco do lugar e o que se passou ali. Aqui um pouco do que pude registrar nas minhas andanças pela cidade de Cracóvia. 


Algum lugar de Cracóvia


Podgórze, distrito onde ficava localizado o gueto dos judeus.


Podgórze


Ruínas de prédio em Kazimierz, o antigo bairro judeu de Cracóvia.


Portal que que liga a Rua Florianska ao Barbakan, uma fortificação medieval no centro da cidade. 


Fragmento do gueto de Cracóvia em Podgórze


Praça Bohaterów, local onde eram selecionados os judeus que seriam transportados para os campos de concentração. Nesta praça está o monumento das cadeiras, uma homenagem de Roman Polanski para lembrar os judeus que tiveram que sair de suas casas levando seus pertences. Na mesma praça fica a Farmácia da Águia, única farmácia da qual os habitantes do gueto tinham acesso durante a ocupação.


Praça no centro de Cracóvia


Detalhes da Avenida das Estrelas de Cracóvia, com as marcas de algumas personalidades do cinema mundial, como Stellan Skarsgard e Roman Polanski. Fica na colina ao lado da famosa estátua do dragão cuspidor de fogo, o Dragão de Wawel.


Praça da Velha Sinagoga de Cracóvia, no bairro Kazimierz.


Patrícia, uma peruana super gente boa que mora no Japão e que conheci num ônibus a caminho de Auschwitz. Fizemos então a visita juntos e ao retornar a Cracóvia jantamos em um restaurante na Praça do Mercado. Em seguida fomos dar uma volta pela cidade enquanto ela esperava a hora para ir a estação de trem, pois mais tarde iria partiria rumo a Paris, de onde retornaria ao Japão.


Um rápido encontro no HardRock Café Kraków com os amigos de João Pessoa, Lara e Juan, o casal @sortopelomundo. Interessante que estávamos fazendo praticamente o mesmo roteiro por alguns países, mas em sentido inverso e após algumas semanas a viajar de cidade em cidade, nos encontramos em Cracóvia para um drink e bater um papo. Eu acabara de chegar na cidade e eles já estavam de partida naquela madrugada rumo a Berlim. 


Artistas de rua na rua Florianska


Citadel de Cracóvia


A lendária Fábrica de Oskar Schindler, ao lado do antigo gueto.


Detalhe de rua em Kazimierz


Detalhe de muro em Podgórze


Rua deserta e com vários prédios abandonados em Podgórze.


Praça do Mercado, principal praça de Cracóvia, onde está localizada a Torre do Relógio, o mercado de tecidos, a pequena igreja de São Adalberto e a imponente Basílica de Santa Maria.



Auschwitz Museum. Milhares de sapatos de prisioneiros de Auschwitz, na cidade de Oswiecim, uma pequena cidade a 50km de Cracóvia onde fica localizado o que foi o maior campo de concentração e extermínio do período nazista. 


Corredores do temido campo de concentração de Auschwitz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário