Pesquisar este blog

domingo, 21 de junho de 2020

Benoit Bistro



Uma coisa bastante comum entre os que gostam de viajar é conhecer um pouco da culinária local, o que em alguns casos também inclui conhecer bons restaurantes. É claro que comigo não é diferente. Por volta de 2013 comprei um guia de restaurantes de Paris indicados pelo renomado chef francês Alain Ducasse, com várias fotos e dicas interessantíssimas de vários tipos de estabelecimentos, desde pequenas lanchonetes a badalados e luxuosos restaurantes. O que primeiro me despertou interesse no guia foi o sugestivo título "Amo Paris" e em seguida as fotos e dicas, muito bem elaboradas e convidativas. Pouco tempo depois comprei as edições de Londres e Nova Iorque. No ano seguinte, quando estava em Nova Iorque, baseado no guia fiz uma lista dos restaurantes que queria conhecer e entre eles um me chamou a atenção por fazer parte também do guia de Paris, o Benoit Bistro. Foi o restaurante que escolhi para ir na noite do meu aniversário e acho que a escolha não poderia ter sido melhor. Uma maravilha em todos os sentidos. A partir daí ficou a curiosidade e vontade de um dia conhecer o original, em Paris. 


Então, dois anos depois eu estava novamente na cidade Luz, dessa vez sozinho e pela terceira vez e não poderia deixar passar a oportunidade. Na verdade quem me conhece sabe que a coisa que mais me desanima quando viajo sozinho é jantar sem companhia em algum restaurante. Não tenho problema com nada mais, mas jantar fora em viagem é algo que considero bastante deprimente, portanto pensei várias vezes se iria ou não e, na minha última noite na cidade decidi ir, mesmo sozinho, jantar no Benoit.


Fundado em 1912 no coração de Paris, a poucos metros do Hotel de Ville, o Benoit é um dos mais antigos bistros da cidade. Com muita história e tradição, pertenceu à família Petit por quase um século, passando de geração em geração, até que em 2005 foi adquirido por Alain Ducasse, do qual seus restaurantes possuem juntos mais de 20 estrelas Michelin, sendo o Benoit um deles. A partir de então o restaurante passou a ter mais fama, charme e requinte, com ambiente aconchegante muito bem decorado no estilo clássico parisiense, com seus bancos vermelhos, quadros e espelhos, além da excelente culinária. Atualmente, além de Paris e Nova Iorque há um Benoit bistro em Tóquio. 
Como Tóquio é uma das cidades que estão na minha lista de próximos destinos, um lugar para ir na capital japonesa já está definido. 
Portanto, quem for a alguma dessas cidades e quiser ir a um restaurante legal, essa é a minha dica. O preço é intermediário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário